Depois de encontros transfronteiriços na aldeia de Frádigas (Vide, Seia), em Moaña (Pontevedra, Galiza) e Campo do Gerês, as Brigadas Deseucaliptizadoras – Vemo-nos no Monte rumam agora para Figueiró e Freixo da Serra.
De 24 a 26 de Fevereiro, as Brigadas Deseucaliptizadoras da Galiza e da Serra da Estrela viajam para a Serra do Gerês para realizar o 3.° encontro transfronteiriço de controlo de plantas invasoras exóticas no âmbito do projeto Erasmus+ Vemo-nos no Monte e com o apoio da plataforma Invasoras.pt
PROGRAMA
A saída de campo à Serra do Geres conta com duas ações. A primeira realiza-se no sábado, 25 de fevereiro, em Campo do Gerês, em parceria com o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês. No foco desta ação estará a aplicação de diferentes métodos de controlo de mimosa (Acácia dealbata). A tarde será dedicada à formação e troca de experiências no âmbito de um seminário sobre boas práticas de controlo de invasoras em terrenos comunitários que contará com a participação da investigadora Elizabete Marchante do projeto Invasoras.pt do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. A intervenção de domingo, dia 26, terá lugar do lado galego da raia, concentrando-se no controlo de eucalipto, numa ação em parceria com a comunidade de montes de Rio Caldo. O fim de semana irá terminar com uma visita aos banhos termais de Lobios.
Detalhes da viagem
- Partida da Serra da Estrela: Sexta-feira, dia 24, pelas 17h30
- Chegada à Serra da Estrela: Domingo, dia 26, pelas 20h
A ação na Serra do Gerês conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Câmara Municipal de Gouveia.