- Frádigas, Seia, Serra da Estrela - Portugal
- 25 de Junho, 2022
- All Day
- à escuta:
Contact event manager
Book your tickets
Brigadas das Mimosas – 1.° Encontro transfronteiriço Vemo-nos no Monte!
Largo da Fonte, Frádigas, Seia
All Day
25 de Junho, 2022
000000
Fundación Montescola
info@montescola.org
https://www.facebook.com/fmontescola/
Organizer's other eventsVamos combater plantas exóticas invasoras na aldeia das Frádigas na Ribeira de Alvoco! No dia 25 de junho, o projeto transfronteiriço Vemo-nos no Monte! arranca com uma primeira ação de combate às mimosas na Serra da Estrela, contando com o apoio de voluntários vindos da Galiza.
Se quiserem aprender mais sobre o controlo de invasoras e fazer parte desta primeira ação comunitária, inscrevam-se até dia 22 de junho:
https://forms.gle/b552nLTFRV1kqgYn8
25 de junho, das 9h às 18h
Largo da Fonte, Frádigas (Vide, Seia)
A atividade inclui almoço e jantar para todos os voluntários inscritos! Atenção – lotação limitada.
Participação livre: A partir das 15h e no Aguincho vamos ter um Workshop e uma Conversa com o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) da Câmara Municipal de Seia, com
uma intervenção sobre o enquadramento ecológico do Vale da Ribeira de Alvoco e a
presença de espécies invasoras exóticas. Contamos também com a participação das Brigadas
Deseucaliptizadoras galegas, com intervenções sobre experiências e estratégias
de controlo comunitário de invasoras e gestão de baldios e terrenos florestais.
O projeto „Vemo-nos no Monte!“ assenta nos quatro anos de experiência das Brigadas Deseucaliptizadoras, uma iniciativa de voluntariado lançado pela Verdegaia galega em 2018 e premiado internacionalmente, através da parceria entre a Fundação CEER (Rede de Universidades da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal), a Fundação Montescola e a iniciativa cultura À escuta, com financiamento do programa europeu Erasmus+.
Ao longo de 18 meses, “Vemo-nos no Monte!” desenvolverá um programa de atividades composto por jornadas teórico-práticas de intervenção sobre erradicação e controlo de espécies exóticas, seminários transfronteiriços e workshops de formação técnica, entre outras iniciativas que incluem o desenvolvimento de materiais educativos.